quarta-feira, 18 de abril de 2012

ATIVIDADES DIFERENCIADAS

Olá amigos e visitantes tudo bem?
Hoje as atividades escolares foram diferenciadas devido ao DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL.
A coordenadora Felicidade discursou para os alunos  a importância da leitura, dos livros, apresentou as cestas de livros e revistas. A professora Odete e a professora Cássia contaram estórias para o público.
Depois os alunos foram encaminhados para suas respectivas salas onde desenvolveram atividades diferenciadas.
Painel

Professora Odete
Professora Cássia

Cestos de Leitura

terça-feira, 17 de abril de 2012

Dia Nacional do Livro Infantil

Olá caros alunos e visitantes tudo bem?
Dia 18 de abril comemora-se o "DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL" 
O Dia Nacional do Livro Infantil foi escolhido pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, em 2002, em homenagem ao escritor brasileiro José Bento Monteiro Lobato. Monteiro Lobato nasceu em 18 de abril de 1882 e foi o criador da literatura infantil no Brasil. Autor de inesquecíveis histórias infantis, entre elas O Sítio do Pica-pau Amarelo, cujos personagens Dona Benta, Visconde de Sabugosa, Pedrinho, Narizinho e Emília marcaram a história da literatura infantil.

O livro faz toda a diferença na formação de uma criança. Embora estejamos na era da informática, as histórias infantis fazem a criançada viajar num mundo de fantásticas aventuras e encantam todas as idades.
fonte: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/pwdtcomemorativas/default.php?reg=8&p_secao=60

Este é Monteiro Lobato

Este é o painel da Nossa Escola em homenagem ao Dia Nacional do Livro Infantil

E estes são alguns dos livros que a Escola publica todo ano. Projeto "O Gosto de Ler, a arte de escrever"
São poesias, poemas e textos coletivos dos alunos.
.

terça-feira, 10 de abril de 2012

COMEMORAÇÃO E "COMEÇÃO"

Assim foi a última quarta-feira de aula na sala do 4° ano "A". comemoramos a Festa de Páscoa e o aniversário dos alunos que completaram mais um aninho no mês de Janeiro, fevereiro, Março e Abril até o dia da festa (04/04). Teve bolo de chocolate com recheio de brigadeiro e cobertura  quatro leite. Hummmmmm!!! Ficaram com água na boca né?
Mas teve muito mais...
Amendoim cricri, muffins, refrigerante, balão, brincadeiras e expectativa para a próxima comemoração que  já tem data marcada. Será em julho. Até lá... Ai que delícia!!!
Um grande beijo crianças.
Professora Cléia.



segunda-feira, 9 de abril de 2012

Árvore Pascal

A páscoa passou...
Mas a nossa idéia ficou aqui registrada...


Essa é a árvore Pascal dos alunos do 4° ano "A" da professora Cléia R. Gottert. Foi muito legal a organização desta atividade. As crianças trouxeram as casquinhas de ovos de galinha, pintaram, fizeram flores de papel crepom e decoraram os galhos secos com a seguinte reflexão:
" O galho seco representa Jesus que morreu pregado na cruz para nos salvar;
Os ovos coloridos é a vida nova que deve ressuscitar em cada um de nós, fortalecendo o amor, a união, o respeito, a fé;
As flores são a representação da alegria em festejar a Vida Nova neste período de Páscoa".

Assíria

Parabéns a aluna Assíria do 4° ano A, que nos emocionou após a palestra do Pastor Desudênio e sua esposa Adélia, cantando e dançando "Meu Barquinho" e "Ressucita-me".


quarta-feira, 4 de abril de 2012

Páscoa

Olá Alunos, professores e visitantes tudo bem?
Neste fim de semana dia 08 de abril, comemora-se a Páscoa. E hoje tivemos a presença do Pastor Deusdênio (Batista Independente) juntamento com sua esposa, para falar sobre a  data e orar com os alunos. Abaixo tem as fotos e logo após um artigo pesquisado na net. Tenham todos um ótimo descanso, um bom feriado e fiquem com Deus.
Os alunos do matutino

Como os alunos do vespertino são menores, teve vídeo e um teatrinho de fantoche


As origens do termo  
A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem.

A Páscoa Judaica
Entre os judeus, esta data assume um significado muito importante, pois marca o êxodo deste povo do Egito, por volta de 1250 a.C, onde foram aprisionados pelos faraós durantes vários anos. Esta história encontra-se no Velho Testamento da Bíblia, no livro Êxodo. A Páscoa Judaica também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moises, fugiram do Egito.
Nesta data, os judeus fazem e comem o matzá (pão sem fermento) para lembrar a rápida fuga do Egito, quando não sobrou tempo para fermentar o pão.  
A Páscoa entre os cristãos
Entre os primeiros cristãos, esta data celebrava a ressurreição de Jesus Cristo (quando, após a morte, sua alma voltou a se unir ao seu corpo). O festejo era realizado no domingo seguinte a lua cheia posterior al equinócio da Primavera (21 de março).
Entre os cristãos, a semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa. Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém 
A História do coelhinho da Páscoa e os ovos  
A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.
Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida.
A figura do coelho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII.

2013 Março 31
 2020 Abril 12
2014 Abril 20
2021 Abril 4
2015 Abril 5
2022 Abril 17
2016 Março 27
2023 Abril 9
2017 Abril 16
2024 Março 31