Alta Floresta-MT

entrada da cidade

Alta Floresta no mapa

vista área da cidade



Bandeira do município de Alta Floresta-Mt

 

Alta Floresta


Alta Floresta foi criada a partir de um projeto de colonização particular, através da INDECO S/A - Integração, Desenvolvimento e Colonização, fundada por Ariosto da Riva, época em que o governo federal fomentava a campanha nacionalista "integra para não entregar".
Em 1973, chegando a abertura da BR - 163 (Cuiabá/Santarém) ao km 642, possibilitou à INDECO a construção dos 147 km a noroeste até o lugar onde hoje é a cidade de Alta Floresta, sendo concluída em 19 de maio de 1976.
O sugestivo nome de Alta Floresta deve-se a própria floresta amazônica, na qual a cidade está encravada. Seu território foi imemorialmente ocupado pelos povos indígenas Mundurukú, Apiacás, Kayabi e Kren-aka-rorê. Intensa movimentação registrou-se no período de extração da borracha. As primeiras notícias que se tem da região remontaram do século XVIII, quando Leonardo de Oliveira rasgou por via fluvial seu espaço territorial.
A colonização inicial foi baseada em lotes de 100 has., destinados ao plantio de culturas permanentes, como café, cacau, guaraná e seringueira. O objetivo era a implementação da agricultura e levas de imigrantes vinham do sul do país. Em 18 de dezembro de 1979, através da Lei nº 4.157 foi criado o município de Alta Floresta. Um novo cenário começou a ser delineado a partir da década de 80, quando aparecerem as primeiras dificuldades no setor agropecuário, como a inadequação de algumas culturas, e com a descoberta do ouro às margens do rio Teles Pires. A atividade garimpeira e a comercialização do ouro passaram a comandar as relações econômicas, transformando a cidade em pólo regional de compra de ouro e fornecedora de infra-estrutura de apoio aos garimpeiros através de venda de maquinários, combustíveis, alimentos, transporte aéreo e outros serviços. A expansão e mecanização dos garimpos trouxeram a formação de uma nova classe média urbana com alternativas de investimento. Mas, por outro lado, geraram graves problemas ambientais e sociais, como a contaminação e o assoreamento dos rios, os conflitos pelas posses dos garimpos e o colapso da infra-estrutura urbana. A aproximadamente 800 km de Cuiabá, considerado o mais importante centro econômico e administrativo do Norte do Estado.
Clima - O município participa do clima equatorial quente e úmido, com um período seco e outro chuvoso A precipitação anual é de 2.750 mm, com intensidade máxima em janeiro, fevereiro e março. A Temperatura média anual é de 24º, sendo a maior máxima 40º e a menor mínima 4º.
Localização - Alta Floresta se encontra na mesoregião 127: Norte Mato-Grossense, no micro região 519, denominada Alta Floresta.
Limites: o município limita-se com os municípios de Guarantã do Norte, Nova Canaã do Norte, Tabaporã, Juara, Nova Monte Verde, Carlinda e Paranaíta.
Coordenados: 09º 53’ 02" lat. Sul e 56º l4’ 38" long. W GR.
Formação: os testemunhos geológicos indicam a origem do município nos complexos metamórficos arqueanos e/ou pré-cambriano indiferenciado, complexo basol, nas coberturas dobradas do proterozáico com granitóides associados.
Relevo - O relevo do município participa do Planalto Apiacás Sucurundi e da depressão interplanetária Amazônica Meridional.
Altitude - Eleva-se 283 metros acima do nível do mar.
Bacia - Pertence a grande bacia do Amazonas, por meio de tributários do rio Teles Pires, nomeadamente o rio Paranaíta.
Denominação dos Habitantes: Alta - Florestenses ou Florestenses
População – 50.000 aproximadamente (IBGE/07)
Extensão territorial - 9.310,27 km²
Principais Atividades Econômicas - Extrativismo: mineral e vegetal; agricultura, pecuária e comércio; em ascensão, o turismo.
Data de aniversário - 19 de maio (em 2008 32 anos).
Administração Pública - Prefeitura municipal, Wanderley Alves Pereira (1º administrador - nomeado pelo governador do Estado) - posse: 03/01/81. Edson Santos (1ª prefeito eleito pelo povo) - posse: 31/01/83. Eloi Luiz de Almeida - posse: 01/01/89. Robson L. S. Silva - posse: 01/01/93. Vicente da Riva - posse: 01/01/97. Romualdo B. Júnior - posse: 01/01/01. Maria Isaura Dias Alfonso – posse: 01/01/05.

HINO DE ALTA FLORESTA-MT
Letra: Rui Ramos
I

Quando a lua vem surgindo
Iluminando meu sertão
Também no Carlinda em Mato Grosso
Surge Alta Floresta no verão.
E os casais de namorados
Unidos nesta paz abençoada
Crescendo dia a dia como as plantas
Desbravando a nossa Pátria bem amada.

CORO

Mato Grosso meu sertão querido...
Teles Pires, Rio Carlinda Alta Floresta
Queira Deus que eu viva mais um pouco
Só para ver o milagre deste povo.

II

Quando o ronco dos tratores
Não mais se ouvir pelas quebradas
Só caminhões pelas estradas
Transportando os produtos desta terra.
É o final de grande luta
De fé, de amor e de trabalho...
Gerando conforto e a riqueza...
Do homem pela paz e não a guerra

coro