Criação da Escola

Como se Deu a Criação da Escola Estadual "Cecília Meireles"

Devido às dificuldades, o perigo e o longo trajeto que as crianças do bairro Cidade Bela enfrentavam para freqüentar as aulas na E.E. "Rui Barbosa", situada no setor norte 3 bairro Cidade Alta, surge a necessidade de a comunidade construir sua própria escola, com isso criou - se um grupo de moradores liderados por três senhoras de espírito solidário (Vilma Santos, Sônia Santos Corandim e Adalgisa Lima de Oliveira) que além de serem mães, também eram funcionárias da E.E. "Rui Barbosa.
Este grupo disposto a lutar pelos direitos de todos. Utilizaram o salão comunitário, fizeram reuniões de pais e um trabalho de conscientização com os demais moradores sobre a problemática enfrentada no novo bairro que era a falta de uma escola onde seus filhos pudessem usufruir de seus direitos e estudar com dignidade.
Dificuldades não faltaram, mas a força de vontade e o espírito comunitário fortaleciam o grupo a cada dia superando cada obstáculo, venciam, ganhou - se uma área de 8.400m², lote LP setor SNW - 1 Avenida Amazonas s/nº, doado pela INDECO S/A (Integração, Desenvolvimento e Colonização Sociedade Amazônica).
Na gestão do prefeito Elói Luís de Almeida e em parceria com pais e prefeitura foi autorizado a construção de 04 salas de aula, 01 cozinha, 01 secretaria, 02 banheiros, todos construídos em madeira com cobertura de amianto.
Com trabalho, união e mutirão chegou o término da construção e a comunidade foi aos poucos construindo seus espaços, mesmo assim, as salas de aulas começaram a funcionar como extensão da E.E. "Rui Barbosa" até  dar-se o processo da criação definitiva da mesma.
Foi realizado um concurso para definir o 1º nome da escola. Professores, alunos e funcionários destas salas de aula destacaram três grandes figuras na História brasileira, Cora Carolina, Marechal Cândido Rondon e Cecília Meireles, sendo que o nome escolhido através de votos imperou "Cecília Meireles" a qual foi criada em 17/07/91, conforme o Decreto nº 509/91 reconhecida pela Resolução nº 3277/92 publicada no Diário Oficial do Estado de 29/12/92.
Dessa forma, surgiu a necessidade de se ter um diretor, nessa época o Professor José Carlos Gandolfo foi indicado pela DREC (Delegacia Regional de Educação e Cultura) ao cargo de Direção permanecendo até junho de 1994, quando o mesmo por motivos pessoais precisou afastar-se de seus trabalhos. Com isso, a Professora Felicidade Lima de Oliveira, também por indicação da DREC, concluiu os trabalhos desse ano.
A partir de 1995 a Professora Felicidade Lima de Oliveira permaneceu no cargo de direção, sendo eleita através de eleição por 5 biênios consecutivos, permanecendo até janeiro de 2006.
Com o crescimento do bairro houve a necessidade da ampliação da escola aumentando de 04 para 08 salas, sendo 02 em alvenaria, aumentando assim a área construída.
Em 1997 o terreno tornou - se pequeno para atender os objetivos da comunidade que era implantar no pátio da escola um projeto hortifrutífera o qual iria contribuir no enriquecimento da merenda escolar. Então, a direção da escola na pessoa da senhora Felicidade Lima de Oliveira juntamente com o CDCE (Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar) em reunião com o prefeito da época, Vicente da Riva propuseram suas expectativas e reivindicaram a ampliação do terreno da escola para 10.800m².
Após lutas e conquistas, o melhor acontece em 07/05/98. Foi firmado um termo de convênio nº 112/98 entre FEE (Fundo Estadual de educação) e Prefeitura Municipal de Alta Floresta, contemplando a ampliação de dez salas de aula, uma cozinha e reforma geral, porém o referido convênio passou por um longo período de paralisação, retornando seu desenvolvimento somente no  ano de 2001 com a nova Administração do Prefeito Romoaldo Júnior. Nessa época, foi dada a continuidade da obra das salas de aula, calçadas, passarelas, sala dos professores, secretaria, sala de direção e a construção do refeitório.
Com o projeto do Deputado Jair Mariano, foi firmado um convênio de n° 190/2001 entre FEE / Prefeitura Municipal de Alta Floresta com o auxílio financeiro para ampliação do Espaço Físico (cobertura metálica para quadra Poliesportiva coberta) e 01 (um) conjunto de banheiro com 03 box masculino e feminino no valor de R$108.000,00(cento e oito mil reais). Entre tantas conquistas, a luta continua sempre almejando melhorar o conforto e a qualidade de ensino do corpo discente e docente.
Em dezembro de 2005 houve eleição para direção com candidata única –Professora Maria das Montanhas Moreira – a qual foi eleita para o biênio de 2006/2007, sendo reconduzida para o biênio 2008/2009, também através de eleição.
Em 2007 foi construído através de convênio nº 816124/04, rampas e 01 banheiro para deficientes físicos e também a restauração da rede elétrica e hidráulica da escola, ficando estes no valor de R$ 17.000,00 (dezessete mil reais).
Em 2008 a escola foi contemplada com uma reforma através do convênio nº 149/07, onde foram  trocado as telhas de amianto por telhas de barro, parte do forro e pintura.
Hoje em dia a escola já conta com sala de laboratório de informática, aos poucos vão sendo instalados ar condicionado nas salas.
A atual diretora é a professora Maria Geralda Lage Pereira.